COM MUITA ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÃO, ATENÇÃO BÁSICA ESTÁ A CADA DIA MELHOR

 Enfermeira Bruna Taynná, Coordenadora da Atenção Básica

O Trabalho da Atenção Básica em Pedreiras, por meio das Equipes de Saúde Família com a Coordenação da Enfermeira Bruna Taynná vem alcançado grande êxito em suas atividades. A coordenadora fala com empolgação dos resultados obtidos e mostra a evolução das equipes de saúde na quantidade e qualidade de atendimento ao público. 

As ESF (Equipes de Saúde da Família), que são um total de 14, tem demostrado um bom desemprenho desde o inicio dos trabalhos em Janeiro. A produção ambulatorial no atendimento básico tem crescido a cada dia: consultas de puericultura, consultas de pré-natal, prevenção do câncer uterino, prevenção de DST/AIDS, hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, diarreia e visita domiciliar, fazem parte da Estratégia da Saúde da Família. 

É importante destacar que o atendimento é feito regularmente, e hoje, funciona com maior presença de médicos enfermeiros e agentes de saúde. 

As ESF estão funcionando plenamente: ESF´s dos Bairros São Francisco, Engenho, Parque das Palmeiras, Mutirão, Goiabal, Matadouro, Seringal, Nova Pedreiras, Diogo, Santa Luzia, Alto de Areia, São Raimundo, Sítio Novo e Marianópolis, são equipes que vêm acompanhando a população de forma continua assim, melhorando o fluxo de atendimento. 

Informações sobre nascidos vivos, menores de dois anos, gestantes, diabéticos, hipertensos, hansenianos, portadores de tuberculose, sintomáticos respiratórios, informações sobre hospitalizações, pessoas cadastradas no programa leite é vida e outros relacionados à família não deixam de ser acompanhados e, mensalmente são informados em relatórios feitos pelos enfermeiros. 

A Estratégia de Saúde da Família acompanha casos especiais como: trabalho com acamados, aplicação de curativos, pessoas colostomizadas, em uso de SVD (sonda vesical demorada), gestantes menores de 20 anos e trabalho em Educação e Saúde, sendo os materiais e insumos são previamente listados e programados através de blocos de pedidos, de modo que nunca deixe de faltar este material. 

A Coordenadora da Atenção Básica, Bruna Taynná, não tem descanado; com intuído de organizar a atenção primária da saúde; para tanto, Bruna prima pela organização e programação das ações em saúde. 

Pequenas conquistas, que somadas, produzem um efeito positivo na mudança progressiva da cara da saúde de Pedreiras: relatórios mensais, BPA’s feitos dentro do prazo, alimentação dos programas estratégicos, SIAB, SSA2 e outros, são exemplos de serviços e informações que são constantemente checadas e contabilizadas nos sistemas de saúde para garantir a continuidade dos programas. 

As Situações Especiais, acima citadas, fazem parte de novas atividades propostas pelo governo Totonho Chicote que já está em prática e funcionado a todo vapor.