PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E SAÚDE EM UM SÓ RITMO!

 

           O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Governo Federal por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, efetivadas pelas Secretarias de Saúde e Educação dos municípios que aderiram ao mesmo, como é o caso do município de Pedreiras-MA, levando ações de promoção da saúde para a rede pública de educação!
           O PSE desse ano (2013), vem com a proposta de avaliar a acuidade visual e prevenir a obesidade nos escolares da rede pública, levando saúde e educação promovendo a atenção e os cuidados com a visão, lutando contra a obesidade estimulando a prática de atividades físicas, alertando ainda sobre os malefícios das drogas na vida do ser humano.
            Brasil (2013) faz o seguinte comentário no site do MS: "A prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular são os focos da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013. O slogan deste ano da campanha é “A Saúde e a Educação Juntas no Mesmo Ritmo”. A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE)". Os grupos alvo da campanha são menores escolares  até os 17 anos de idade!!!
Em outros municipios a semana teve sua realização dos dias 15 a 23 de março, porém devido outras campanhas, omunicipio de Pedreiras terá o inicio das ações do PSE a partir de 15 de maio de 2013, tendo sua conclusão até o dia 31 de dezembro, segundo os prazos do Ministério da Saúde. As ações realizadas serão as seguintes:
  • Reunião com os diretores e professores das escolas da rede pública a cerca das atividades realizadas e propósitos do programa;
  • Educação em saúde com os escolares, divididos de acordo com a faixa etária;
  • Avaliação antropométrica e realização do cálculo do IMC, para detecção de casos de obesidade para realização de encaminhamento para acompanhamento nutricional com profissionais da área;
  • Avaliação da acuidade visual, tendo o municipio como diferencial pela presença de médica oftalmologista, a fim de diagnosticar e corrigir os casos de patologias visuais;
  • Divulgação dos resultados encontrados.
As propostas federais foram complementadas com nossas iniciativas e visão de resolutividade e eficácia, pois esse é o compromisso da SEMUS de acordo com o Goveno Totonho Chicote!
Profissionais envolvidos:
  1. Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF);
  2. Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF);
  3. Espacialiadade oftalmológica;
  4. Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NUMES).


Bruna Taynná Ribeiro Costa
Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica